sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mana Chica do Caboio

RESOLUÇÃO Nº 001/2011
Determina o Registo de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências. O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,

PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO

MANA CHICA DO CABOIO

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos, (através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Fundação Teatro Municipal Trianon e Fundação Cultural Zumbi dos Palmares, das casas de cultura e centros culturais e demais instituições do Sistema Municipal de Cultura) de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
- Presidente do COPPAM -

HISTÓRICO - Um dos registros mais importantes e antigos sobre essa dança que empolgava os moradores da Baixada Campista ou Baixada Goitacá, foi feito por Alberto Lamego em sua obra “A Planície do Solar e da Senzala”. Ele relata que a dança surgiu no final do século XVIII, na localidade de Caboio – um agrupamento marginal à entrada do Cabo de São Tomé, entre a Lagoa Feia e Mussurepe. Segundo Lamego, naquela época havia entre os moradores uma mulher apelidada de Mana-Chica. Ela teria sido a inventora do estilo de dança que leva seu nome e é citada em um dos versos da música que até hoje é cantada por pesquisadores, que relembram os versos como estrofe principal.

Oi Mana-Chica,
Mana-Chica do Caboio,
Quem nunca provou pimenta,
Num sabe que gosto tem o môio

Nenhum comentário:

Postar um comentário